O Ritual do Amaci na Nossa Casa
- Casa de Caridade Gauisa
- 18 de nov. de 2020
- 2 min de leitura
Toda Sexta-Feira Santa fazemos o ritual do Amaci na nossa Casa. Dia de reflexão, de silêncio e oração.
É um momento sagrado, íntimo, de libertação, de confirmação e de amor.
Dia de lembrarmos do sacrifício a que Jesus, o Mestre do Amor, o Médico dos médicos, foi submetido. Aqui representado por Oxalá, como exemplo de amor e bondade, independente da religião.
Nosso mentor, sempre presente, inicia esse processo uma semana antes, tirando dúvidas dos médiuns novos, define as águas, escolhe as ervas e a oração.
Um dia antes, grupos promovem a limpeza do gongá, do quarto das quartinhas, dos assentamentos e da Casa dos Guardiões e as esteiras são defumadas. Velas são acessas, o incenso é preparado e a canjica é separada, catada e limpa.
Primeiro vamos entender o que significa a palavra AMACI.
AMACI é um ritual, um sacramento da Umbanda, que todos os médiuns umbandistas, iniciantes ou não, devem fazer, pelo menos uma vez ao ano.
Para o Ritual do Amaci é feito um líquido preparado com as ervas e com as águas sagradas da Umbanda (as águas do mar, cachoeira, chuva, mina e de poço) e que tem como objetivo a lavagem da cabeça, da coroa do médium.
Nesse contexto, o Amaci “desperta” as faculdades sutis do médium que ainda estão adormecidas, descarrega e apazigua o chacra coronário (centro de recepção espiritual Superior) e ainda liga/religa o médium ao Orixá, fazendo com que ele tenha a Sua vibração e energia interiorizada em seu espírito, mente e coração. Promove ao filho de fé a limpeza de seu campo áurico.
Com a água de ervas do Amaci, o médium, também pode lavar e energizar suas guias e outros objetos litúrgicos.
Para a Umbanda, a Semana Santa representa uma nova era, um novo caminho pautado pelo amor divino, por isso, durante esse período, os Umbandistas se recolhem, oram e se vestem de branco, principalmente na Sexta-feira Santa.
O médium deve estar preparado para participar desse ritual
Preparo físico (Desejável) - Abstenção de carnes de difícil digestão, sexo casual, bebidas alcoólicas e drogas. Alimentação deve ser leve, com muitas verduras, frutas, legumes, ovos, grãos e MUITA água.
É bom esclarecer que essas abstenções têm o objetivo de promover o equilíbrio e a limpeza energética do médium.
Preparo mental: Meditação e muitas orações para promover a limpeza do nosso coração e da nossa alma de sentimentos negativos (raiva, ciúmes, tristeza, inveja, vitimização, intolerância, impaciência, maldade, rancor, vingança etc.). Aplicação do auto passe e de reiki, também ajudam muito.
Importante salientar que tanto para os médiuns iniciantes como para os coroados, será indispensável que a energia do Amaci permaneça no campo áurico por pelo menos 24 horas, por isso não devemos lavar a cabeça nesse período.
Antes de lavarmos a coroa fazemos uma oração, e nos conectamos com a egrégora da Casa.
Comentários