Os Filhos de Umbanda
- Casa de Caridade Gauisa

- 1 de abr. de 2021
- 2 min de leitura
Uma casa de umbanda é um lugar sagrado, um ponto de luz no plano espiritual onde muitos de nossos irmãos espirituais são acolhidos e direcionados a seus devidos locais de regeneração e merecimento.
Mesmo quando a casa encontra-se fechada e nós não estamos presentes, os guias espirituais estão lá trabalhando a todo momento. Por isso a importância deles encontrarem os ambientes limpos e bem organizados para a boa manutenção energética da casa. Um ambiente sujo e desorganizado refletirá más energias no plano espiritual, favorecendo o desequilíbrio vibracional da casa e, por consequência, a atração de espíritos mais densos e de baixa evolução.
Ao escolhermos fazer parte de uma casa de umbanda, afirmamos, também, o compromisso de nos adequarmos a uma disciplina de trabalhos e preceitos. E esses trabalhos não se resumem apenas aos realizados durante as giras festivas ou de atendimento à assistência. Muito antes, há que se ter uma união de esforços para que tudo ocorra conforme o esperado pela espiritualidade.
É de conhecimento de todos nós que “a umbanda tem fundamento e é preciso preparar”. O preparo envolve muita disciplina e dedicação por parte dos dirigentes, zeladores e do corpo mediúnico de uma casa. Antes mesmo de se abrir uma gira, há todo um aparato de afazeres que necessitam ser cumpridos, desde a limpeza e arrumação do terreiro e áreas externas, passando pelo cuidado com as firmezas e os assentamentos, até a defumação e manutenção energética da egrégora espiritual. Após as sessões, mais trabalho para limpar e colocar tudo em ordem.
Fazendo uma comparação, é como se recebêssemos alguns convidados em nossa casa e tivéssemos que providenciar todos os detalhes para uma bela recepção, com a diferença que em casa ainda podemos ter a ajuda de terceiros para aprontar tudo. Em uma casa de umbanda, a demanda de trabalho é bem grande. A vela acabou? Os banheiros estão sujos e sem papel higiênico? Cadê o defumador? E a água das quartinhas? Tantas tarefas… E quem faz isso?
São os médiuns, os filhos da casa, que devem fazer isso. Normalmente são aqueles mais dedicados, os que não diferem suas funções e abraçam todo e qualquer tipo de trabalho com amor e humildade. O médium que pega na vassoura e vai limpar o terreiro está faxinando e renovando os cantinhos mais impuros do seu íntimo. Arregaçando as mangas, ele sabe que irá sentir ao lado dos outros irmãos a força da união e do cuidado em prol de uma causa maior, que é o zelo e o respeito pelo solo sagrado.
Aquele que, porventura, nunca se dispôs a isso, vale a pena experimentar. Sempre há tempo, basta querer. Haverá de ser uma grande oportunidade para estreitar os laços com a casa e, ainda, ter a nítida sensação de que, assim como o chão, sua alma também foi lavada.
.png)
Comentários