top of page

Tratamento Espiritual

Como podemos entender o tratamento espiritual?


“Ajuda-te a ti mesmo, que o céu te ajudará.”

(O Evangelho segundo o Espiritismo, capítulo XXV)


A medicina atual visa a alterar as condições orgânicas do corpo humano, de maneira que o próprio organismo possa se restabelecer. Para isso faz-se necessário o uso de práticas médicas como prescrição de medicamentos e/ou intervenções cirúrgicas para o tratamento da enfermidade. No entanto, o foco deste tipo de tratamento está em basicamente remover os sintomas físicos e restaurar a saúde do corpo sem tentar identificar e compreender o que causou o desequilíbrio orgânico para que se instalasse a doença no paciente. E é nesta perspectiva que entra o tratamento espiritual.


A expressão “tratamento espiritual” é utilizada para abranger um conjunto de ações terapêuticas, de fundamentação religiosa, praticadas em centros espíritas, espiritualistas, de umbanda, ou afins, que têm como objetivo o auxílio no tratamento de doenças do corpo ou da mente. Segundo o neurologista e espírita brasileiro, Dr. Nubor Orlando Facure, “toda doença, de qualquer natureza, tem sempre uma motivação espiritual.” Entende-se, assim, que a doença não é uma causa, mas uma consequência proveniente das energias negativas que circulam por nossos organismos espiritual e material, e o controle dessas energias é feito através da vigilância dos nossos pensamentos e sentimentos.


Allan Kardec já dizia que “o corpo material e o corpo espiritual são oriundos da mesma fonte – o chamado fluido cósmico universal”. As alterações energéticas no corpo espiritual, também chamado de perispírito, são capazes de afetar a ordem molecular em nosso corpo físico e podem enfraquecer ou fortalecer o organismo, determinando estados de doença ou de saúde. Portanto, somos totalmente responsáveis pelo total equilíbrio do nosso corpo físico e espiritual.


A autora Barbara An Brennan em seu livro Mãos de Luz, aponta que:

toda doença é uma mensagem direta dirigida a você, dizendo-lhe que não tem amado quem você é e nem se tratado com carinho, a fim de ser quem você é”.

Logo, a doença passa a ser um sinalizador de que algo não vai bem, principalmente, na esfera emocional, a ponto de se instalar no corpo físico e chamar sua atenção. Chega, então, o momento de procurar o auxílio médico convencional aliando a ele o tratamento espiritual.


É de vital importância que ao nos submetermos a um tratamento espiritual, nossa postura seja a de um “facilitador” do socorro espiritual.


De que forma? Através do cultivo da nossa fé e do nosso autoconhecimento. Quando temos o hábito da prece e fazemos desse momento uma real conexão com as forças elevadas e superiores do astral, estamos automaticamente elevando o nosso padrão vibratório, o que acaba favorecendo enormemente a sintonia com os benfeitores espirituais, os quais irão prestar assistência necessária ao nosso reajuste psíquico, emocional e físico. Por sua vez, quando buscamos, por ocasião de uma doença, uma oportunidade para exercermos o autoconhecimento, podemos rever nossos hábitos e comportamentos e fazer uma espécie de reforma íntima, o que certamente irá contribuir para o alívio do sofrimento e até mesmo, de acordo com o merecimento individual, poderá levar à cura.

 
 
 

Comentários


  • Facebook - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle

Casa de Caridade Gauisa 
Rua São Miguel, 733 - Tijuca - Rio de Janeiro - RJ

bottom of page